sábado, 15 de outubro de 2011

Ludicidade e saúde: Educação Física no Projeto UFPE na Praça

Jogos, esportes e atividades gímnicas marcaram a participação da equipe de Educação Física no projeto UFPE na Praça no dia 20 de setembro no Loteamento Conceição. Oficinas foram montadas para atender crianças, adultos e idosos que compareceram e assim puderam conhecer e apreciar um pouco do rico universo da cultura corporal pertencente à Educação Física. Para as crianças, uma gama de jogos populares e esportivos foi ofertada. Atividades como alongamentos, ginástica localizada e orientação sobre atividade física e saúde destinaram-se aos adultos e idosos. Além disso, os estagiários também aplicaram questionários para verificação do nível de atividade física habitual.
Em meio a tantas atividades, pode-se dizer que a alegria e a ludicidade presentes nos jogos trabalhados conduziram este momento do evento de forma singular. Parafraseando o filósofo Huizinga (1938), é possível afirmar que o jogo apresenta um fim em si mesmo, marcado por sentimentos de tensão e alegria, tão essencial à vida quanto o raciocínio e que o elemento lúdico está na base do surgimento da civilização. Diante da assertiva, verifica-se quão o jogo e a ludicidade são importantes para o ser humano, são inerentes à sua existência. O homem é um ser essencialmente lúdico e essa característica lúdica é imprescindível também no âmbito da saúde.
A equipe de trabalho é composta pelos estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória: Delton Manoel, Monique Assis, Pedro Chianca, Raquel Vasconcelos e Renata Cecília e pelo professor João Wellington Barros.


João Wellington Barros

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